Área de Especialidade | Adultos

Feridas Crónicas

Para acelerar a cicatrização é necessário fornecer uma dieta com alto teor proteico e energético

Um estado nutricional adequado é essencial à cicatrização de feridas crónicas (úlcera de pressão, úlcera de perna, ferida cirúrgica ou pé diabético), uma vez que para criar novas células e tecidos é necessário garantir uma adequada ingestão alimentar que forneça energia e nutrientes nas quantidades recomendadas.

Para acelerar a cicatrização é necessário fornecer uma dieta com alto teor proteico e energético, e enriquecida em arginina, vitamina A, C e E, zinco, ferro e selénio, uma vez que estes nutrientes são essenciais no processo de cicatrização.

Atingir as necessidades nutricionais através da ingestão alimentar é um desafio, uma vez que as necessidades nutricionais encontram-se extensamente aumentadas.

A suplementação específica por ser hiperproteica e hipercalórica e pelo enriquecimento em arginina, vitamina A, C e E, zinco, ferro e selénio, acelera o processo de cicatrização e garante a redução dos custos de saúde.

1. National Pressure Ulcer Advisory Panel, European Pressure Ulcer Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. Australia; 2014.
2. Cereda, E, et al. A Nutritional Formula Enriched With Arginine, Zinc, and Antioxidants for the Healing of Pressure Ulcers. Ann Intern Med. 2015;162:167-174.

Produtos Relacionados