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Sarcopenia

Com o envelhecimento há naturalmente uma perda de massa muscular e de força que podem levar ao desenvolvimento de sarcopenia.

Para além do envelhecimento, existem fatores secundários que contribuem para a perda de massa muscular, tais como uma ingestão alimentar inadequada, a inatividade física e algumas doenças, como o AVC, insuficiência cardíaca, DPOC, alzheimer, osteoporose, entre outras.1,2

A sarcopenia poderá comprometer o desenvolvimento das atividades de vida diárias devido à diminuição da mobilidade, ao aumento do risco de quedas e fraturas, à diminuição da força e da autonomia.3

A nutrição e o exercício podem ter um papel preponderante na recuperação da massa muscular.4,5

Os suplementos nutricionais orais formulados com uma combinação de soroproteína, leucina e vitamina D podem ajudar na gestão da sarcopenia e na recuperação funcional.6

Devem ser tomados sob supervisão de um profissional de saúde.

Referências:
Landi F, et al. European Geriatric Medicine. 2016;7(3):197-200.
Cruz Jentoft A, et al. Age and Ageing 2019; 48:16-31
Meyer F, et al. Visc Med 2019;35:282–290.
Bauer J, et al. JAMDA. 2013;14:542-559.
Boirie Y, et al. J Am Med Dir Assoc. 2013 Feb;14(2):140-3.
Rondanelli M, et al. J Cachexia Sarcopenia Muscle. 2020 Dec;11(6):1535-1547.