Glossário

Descodificámos os termos técnicos a pensar em si

Quando os alimentos vão para as vias respiratórias em vez de seguirem o percurso natural para o estômago. Pode ser silenciosa se não for acompanhada de sintomas ou sinais.

Porção alimentar de dieta entérica administrada de uma só vez, num curto espaço de tempo

 

Dispositivo médico utilizado para administrar de forma controlada e precisa a nutrição entérica, em pacientes com sonda.

Síndrome com diversos fatores associada à presença de doença oncológica que se caracteriza pela perda progressiva de massa muscular, com ou sem perda de massa gorda, que não pode ser completamente revertida com um suporte nutricional convencional e que leva a uma detioração da capacidade do doente.

São compostos que resultam da degradação dos ácidos gordos. Em jejum, é a partir destes que o organismo obtém energia.

Contaminação dos alimentos com bactérias patogénicas (causadores de doença), podendo provocar outras doenças e sintomas clínicos (como diarreia).

É uma dificuldade na deglutição que não permite que os alimentos ou fluidos passem de forma segura da boca para o estômago, é marcada pela falta de coordenação entre a deglutição e a respiração. É uma condição comum em muitos tipos de pacientes e tem várias causas relacionadas com deficiências físicas ou mentais.

É a obstrução persistente das vias respiratórias provocada por enfisema ou por bronquite crónica.

São doenças de natureza genética em que a metabolização de um determinado composto se encontra alterada. Na sua origem está uma deficiência enzimática específica, que afecta uma determinada via metabólica, levando à acumulação de substratos (muitas vezes tóxicos) e à produção diminuída ou nula de um produto biologicamente importante.

Aparelhos e instrumentos de saúde que permitem auxiliar a administração da nutrição entérica por sonda. São exemplos de dispositivos médicos, as sondas e sistemas de alimentação.

É a condição clínica que define se existe equilíbrio entre a ingestão alimentar e as necessidades do indivíduo. Pode ser avaliada através de vários métodos como antropometria e parâmetros bioquímicos.

O estoma para colocação de PEG é um orifício que é aberto na zona abdominal, para que se possa alimentar o paciente directamente no estômago. Após a abertura do estoma, é colocado o dispositivo médico que irá permitir alimentar o paciente.

É um estado clínico resultante de um declínio de várias funções biológicas, que aumentam a vulnerabilidade individual e que podem levar a um aumento da dependência ou até mesmo à morte.

É uma ferida crónica que resulta de um corte resultante de uma intervenção cirúrgica que se espera que caso não seja limpa, pode ficar contaminada ou infectada.

São dietas alimentares industrializadas, com composições nutricionais especificas e adequadas para alimentar os pacientes com sonda.

É um procedimento no qual é aplicada uma sonda na zona abdominal que permite a administração direta, no estômago, de alimentos, líquidos e medicação, através de uma seringa. Este procedimento é realizado em indivíduos com graves problemas de mastigação e deglutição e que apresentam um elevado risco de engasgamento e aspiração de alimentos, podendo conduzir a infeções respiratórias graves.

Aumento excessivo da quantidade de glucose no sangue (glicemia).

Resulta de uma lesão do pâncreas associada a uma outra doença e caracteriza-se pela incapacidade em produzir e expelir enzimas digestivas em quantidade suficiente para garantir a digestão e absorção intestinal dos alimentos.

Ocorre quando a ingestão de alimentos não é suficiente para alcançar as necessidades nutricionais diárias, o que se traduz num desequilíbrio do estado nutricional.

Incapacidade de absorção intestinal de nutrientes que já foram digeridos.

A aspiração dos alimentos para as vias respiratórias tem como consequência a pneumonia de aspiração, uma infecção pulmonar que afecta cerca de metade dos pacientes com disfagia. Pode ter consequências graves, nomeadamente a morte do paciente.

É o nome dado ao conjunto de alterações e complicações ocorridas nos vasos sanguíneos e nos nervos, como resultado de diabetes mellitus, sendo classificada como uma úlcera neuropática. As lesões levam à perda de sensibilidade do pé e dos membros inferiores e, nos casos mais graves, pode ser necessária a amputação do membro afetado.

Está associado à probabilidade de deterioração do estado nutricional devido ao aumento das necessidades nutricionais ou a incapacidade para as atingir por influência de doença. Pode ser rastreado através da aplicação de questionários de identificação do risco nutricional.

Incapacidade das células de processar a acção da insulina e promover a entrada de glucose nas células.

A amílase salivar é uma enzima presente na nossa saliva e que inicia a digestão do amido na boca. Durante a deglutição provoca a produção de cerca de 3ml de líquido, o que aumenta o risco de aspiração. A resistência a esta enzima permite que o preparado mantenha a sua consistência e não seja digerido na boca.

É uma infecção grave que provoca uma reação inflamatória e afeta todo o corpo. Os casos mais graves levam a um insuficiente fluxo sanguíneo e falha orgânica geral, podendo levar á morte do doente se não for controlada atempadamente.

Conjunto de alterações celulares prejudiciais que podem resultar do efeito de um trauma, grandes cirurgias e carência de nutrientes para a actividade celular.

Dispositivo médico que permite administrar as fórmulas de nutrição entérica por sonda, por método gota-a-gota.

Dispositivo médico que permite administrar as fórmulas de nutrição entérica por sonda, utilizando as bombas de administração.

Dispositivo médico que é inserido no corpo, através do nariz, até ao estômago e que permite que o paciente seja alimentado directamente nesta zona do tubo digestivo.

Dispositivo médico que é inserido no corpo, através do nariz, até ao intestino e que permite que o paciente seja alimentado directamente nesta zona do tubo digestivo.

Os suplementos nutricionais orais (SNO) são produtos industrializados, que contém macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), e podem conter outras substâncias importantes para a saúde. Os SNO são recomendados quando a alimentação habitual do doente não é suficiente para satisfazer as suas necessidades nutricionais. Habitualmente são associados a uma alimentação equilibrada e não devem substituir as refeições, mas sim complementá-las.

Programa de rastreio de diagnóstico precoce de doenças que podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas, ou até situações de coma. São análises ao sangue, efectuadas a partir do 3.º dia de vida.

É uma ferida crónica, classificada como úlcera vascular, situada abaixo do joelho em qualquer parte da perna, incluindo o pé. Resulta de uma incapacidade das veias conseguirem levar o sangue à região da perna, normalmente associado a doenças venosas ou a diabetes.

Conhecida como escara, é uma ferida crónica localizada que pode surgir quando a pele é comprimida entre uma proeminência óssea e uma superfície dura, durante longos períodos de tempo.