Aptamil® FMS

Aptamil® Fortificante do Leite Materno (FMS) é um alimento para fins medicinais específicos, é utilizado como um suplemento do leite humano indicado para a gestão nutricional de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso. Não deve ser usado como fonte alimentar única.

Desde o nascimento

Aptamil® FMS é especialmente formulado com proteínas extensamente hidrolisadas, vitaminas e minerais para aumentar o perfil energético da dieta de lactentes prematuros, quando adicionado ao leite materno.

Aptamil® Fortificante do Leite Materno (FMS) é um alimento para fins medicinais específicos, é utilizado como um suplemento do leite humano indicado para a gestão nutricional de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso.

Não adequado como fonte alimentar única e em casos de alergia/intolerância à proteína do leite de vaca, intolerância à lactose, problemas congénitos do metabolismo como fenilcetonúria, galactosemia e deficiência de galactoquinase.

Não deve ser usado como fonte alimentar única. Deve ser usado sob supervisão médica.

  • Formato: 110 g (50x2.2g)
  • Código CNP: 6030213

Manipulação higiénica: Lave as mãos, use utensílios esterilizados e assegure-se que o topo da embalagem está limpo. Pese o pó em condições estéreis e evite qualquer risco de contaminação. Prepare o leite por porção e use no prazo de 2 horas. Não utilize restos dos biberões anteriores.

Instruções de Preparação e Utilização: Adicione uma saqueta a 50 ml de leite materno morno (aproximadamente 37ºC) e mexa de modo a dissolver completamente o pó. Utilize de imediato. Uma adição de 4,4g BMF (2 saquetas) a 100 ml de leite materno aumenta o teor energético de 15 kcal para aproximadamente 80 kcal. Consumir de preferência após a preparação ou até 2h depois; evite ciclos de refrigeração/aquecimento para evitar o desenvolvimento de bactérias e reduzir a qualidade nutricional do leite materno. Se o volume de leite materno disponível for menor, por favor reduza a quantidade de pó de modo a evitar a concentração excessiva. Se está a ser utilizada menos de uma saqueta para <25 ml de leite materno, por favor, pese o pó com uma balança de precisão em condições higiénicas rigorosas.

O Fortificante do Leite Materno destina-se somente ao enriquecimento do leite materno. A fortificação do leite é necessária de modo a cumprir com as elevadas necessidades nutricionais específicas de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso, apoiando um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Ao enriquecer o leite materno, o aleitamento materno pode ser apoiado. Para fortalecer a composição da proteína do leite materno, recomenda-se medir a concentração do leite materno. Se não for possível, assuma uma concentração de proteína de 1,5g proteína/100 ml. A composição deste produto tem como objetivo respeitar as recomendações proteicas da ESPGHAN 2010 (Agostoni et al. Enteral nutrient supply for preterm infants: Commentary from the european society of paediatric gastroenterology, hepatology and nutrition committee on nutrition.” J Pediatr Gastroenterol Nutr 50(1): 85-91 e Koletzko-Uauy-Pointdexter 2014 (Koletzko, B., Pointdexter, B. and Uauy, R. (2014). Recommended nutrient intake levels for stable, fully enterally fed very low birth weight infants. Nutritional care of preterm infants: Scientific basis and practical guidelines. Koletzko, B., Pointdexter, B. & Uauy, R. Basel, Switzerland, Karger. 100:297-299)

  • VLBW < 1800g = 3.2 – 3.6 g proteína/ 100kcal (3.5-4.0g/kg/d)
  • ELBW < 1000g = 3.6 – 4.1 g proteína/100kcal (4.0-4.5 g/kg/d)

Verifique sempre o prazo de validade antes de utilizar

A embalagem, que é acondicionada em atmosfera protetora, deve ser armazenada em local fresco e seco (<25°C não refrigerar) e selada até utilização Para informação adicional, por favor consulte o folheto informativo, antes de utilizar.

Maltodextrina, hidrolisado de seroproteínas (do leite), hidrolisado de caseína (do leite), glicerofosfato de cálcio, lactato de cálcio, cloreto de sódio, citrato de sódio, citrato de tri-magnésio, citrato de tri-sódio, ácido L-ascórbico, cloreto de potássio, acetato de DL-α-tocoferil, L-triptofano, nicotinamida, acetato de retinilo, colecalciferol, sulfato de zinco, D-pantotenato de cálcio, fitomenadiona, riboflavina, cianocobalamina, hidrocloreto de tiamina, hidrocloreto de piridoxina, sulfato cúprico, ácido pteroilmonoglutânico, sulfato de manganês, iodeto de potássio, selenito de sódio, D-biotina

  • Farmácias: 50 x 2,2g
Caso o produto não esteja disponível na sua farmácia contacte-nos através da Linha Verde 800 206 799, para que possamos ajudá-lo.

A melhor alimentação para o bebé com todos os benefícios para o sistema imunitário é o leite materno. Este promove o melhor início de vida, pois proporciona-lhe todos os benefícios da amamentação, tais como a imunidade (diminuição do risco de infeções e alergias) e a proteção de que ele necessita.
É importante que, na gravidez e durante o aleitamento materno, o Profissional de Saúde recomende que a alimentação da Mãe se baseie numa dieta sã e equilibrada.
A Mãe deve ser aconselhada sobre o facto de a combinação do aleitamento materno com a alimentação por biberão, durante as primeiras semanas de vida, poder reduzir a produção do leite materno e ainda sobre a dificuldade de voltar atrás na decisão de não amamentar. As implicações financeiras e sociais de utilizar um leite infantil devem sempre ser consideradas. No caso da impossibilidade do aleitamento materno e no caso de serem utilizadas fórmulas infantis adaptadas, devem ser seguidas as instruções de utilização dadas pelo fabricante, pois a sua utilização incorrecta pode colocar em risco a saúde do bebé. Para qualquer dúvida sobre a alimentação do bebé, deverá ser consultado o Profissional de Saúde. Os alimentos parafins medicinais específicos devem ser consumidos sob supervisão médica. Destinam-se exclusivamente para uso entérico. Comparticipado a 100%, de acordo com a portaria nº 76/2018